Falando um pouco sobre Junji Ito Maniac [Parte 2] - Desmorto

Desmorto

Diversão para vivos e não vivos

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quinta-feira, fevereiro 02, 2023

Falando um pouco sobre Junji Ito Maniac [Parte 2]

Adoro Junji Ito, e ao mesmo tempo odeio as adaptações em anime de suas obras. Infelizmente essa nova série na Netflix não me anima e me fez considerar deixar de assisti-lo no meio.

Sendo sincero, estou vendo muito contrariado, pois realmente o anime não está nem um pouco aos pés do mangá. Fica então o grande aviso, se não conhece as obras de Junji Ito, não veja o anime. Procure o mangá que com certeza é um experiência muito melhor.

Uma das melhores portas de entrada para Junji Ito, pois contém os melhores contos segundo o autor

Todo caso, irei pelo menos assistir mais alguns episódios para quem sabe me surpreender com algum conto que desconheço, tal qual tive o prazer de ver o conto em anime de "A história do túnel misterioso", a qual gostei muito.

Veja o post com a primeira parte sobre Junji Ito Maniac
Veja o post com a primeira parte sobre Junji Ito Maniac.

 Neste artigo, vamos falar dos episódios 4 ao 6, de Junji Ito: Maniac, que conta 6 história distintas.

 

Episódio 4: História 1: Quatro x Quatro Paredes


Koichi não consegue estudar porque o irmão caçula Soichi está fazendo barulho.

E temos a primeira história com Soichi, um personagem recorrente de Junji Ito. Nesta história sem nenhum tipo de terror, temos uma história um tanto bizarra que mostra como Soichi é desagradavel.

Conseguiu ser um pouco melhor que o primeiro episódio, mas ainda assim não traz nada de interessantes sem ser a bizarrice do que acontece com o quarto do irmão mais velho.

 

Episódio 4: História 2: Esconderijo


Atormentado pelos sonhos, Yuji pede à amiga Mari para mantê-lo acordado.

O episódio em si tem algo bem criativo, mas isso fica apenas na história e na ideia em geral. Há um momento que acho extremamente clichê que particularmente me incomoda: a personagem feminina ignora as orientações e faz o que ela acha melhor e ai dá ruim.

Nessa caso as consequências do ato da mulher não foi tão drástico, mas tem muitos filmes e séries onde toda a tragédia ou situações ruins acontecem por causa de uma personagem (geralmente mulher) que ignora as regras ou orientações e faz o que ela considera melhor e isso gera problemas catastróficos. Acho isso uma questão de roteiro meio preguiçosa e que enfatiza a visão machista que mulher "só faz merda". Um filme que tem alguns momento disso é Extermínio 2 (28 Weeks Later).

Mas voltando ao conto, até que a ideia e condução do mesmo foi interessante. Porém o final foi extremamente ruim para mim. Não que o desfecho foi insatisfatório, mas acredito que faltou mostrar um pouquinho mais.

 

Episódio 5: História 1: Intruso


Oshikiri está ouvindo passos estranhos em casa, mas ele mora sozinho.

Tenho a forte sensação de já ter visto estes personagens e essa casa antes. Talvez algum conto que já tenha lido do autor (da Pipoca & Nanquim ou Darkside), ou até mesmo os episódios do anime anterior (Junji Ito Collection, da Crunchyroll). Porém realmente não sei.

Todo caso este conto dá uma sensação de incompleto e talvez inicio de outras histórias complementares. A condução da história é até satisfatória, mas a cena inicial e o final me deixou confuso com o que realmente aconteceu.


Episódio 5: História 2: Cabelo longo no sótão


Chiemi acorda e descobre um rato embolado em seus longos cabelos.

Mais um dos contos que considero um dos melhores deste anime (de até onde assisti). Por boa parte da história não há nenhum elemento de terror ou sobrenatural. Porém o final entrega tudo que se espera e apresenta (até então ausente no anime) cenas de sangue e gore. A personagem principal e sua aparente dedicação ao namorado também é bem interessante. Recomendo este conto.

 

Episódio 6: História 1: Mofo

Um ano depois de alugar a casa para o Sr. Rogi, Akasaka encontra mofo em toda parte.

Pelo nome pensei ser o primeiro conto da coletânea Fragmentos do Horror, porém realmente não há relação. Conto bem interessante e muito bem conduzido. O desenlace do que ocorre na casa lembrou muito o conto Engordurado (presente em Calafrios). 

Novamente um dos meus episódios preferidos deste anime. O fato de ser branco e preto não me incomodou e alguma cenas me lembraram algumas cenas de ficção científica, onde temos naves espaciais com o seu interior com aparência orgânica.

 

Episódio 6: História 2: Visão na Biblioteca


O marido de Koko é obcecado pela própria biblioteca.

Acredito que há uma parte mais filosófica no entendimento desta obra. Particularmente não gostei. O final foi bem previsível. O conceito dos livros tomando vida me agradou muito, mas sinto que foi mal aproveitado. Espero ler em mangá e ter uma perspectiva melhor sobre esse conto.


-----------------

Confesso que com o decorrer dos episódios, comecei a me animar. Parece que os melhores episódios está mais para o meio, pelo menos é essa a impressão até o momento.

Estou relativamente entusiasmado para ver os próximos contos.

Tags:

Post Top Ad

Responsive Ads Here