No filme de Erlanes Duarte, a figura Curupira é apresentada como um tipo de demônio ou criatura maligna que fará frente a um grupo desavisado de jovens. Veja a sinopse oficial:
O que parecia apenas um passeio de fim de semana, acaba se tornando o maior desafio da vida de seis jovens, presos e perseguidos por uma criatura misteriosa. Beto, Marcos, Diana, Kauã, Carol e Jéssica, precisam desesperadamente fugir daquele pesadelo e só um velho caçador poderá ajudá-los.
Confesso que não estava sabendo desse filme que se auto denomina como "primeiro longa de terror do Maranhão", mas ao procurar a respeito o que mais se encontra são notícias negativas ao filme.
Matéria do site Aventura na História |
Link da matéria: Filme nacional que retrata Curupira revolta internautas: 'Terrorismo cultural contra povos indígenas'
A grande comoção de muitas pessoas sobre o filme aparentemente é a representação da figura folclórica Curupira. Bastante destoante por exemplo da recente série Cidade Invisível, da Netflix.
Curupira retratado na série Cidade Invisível (2021) |
Diferente de muitas crenças e histórias que apresenta Curupira como um protetor das florestas e uma entidade benevolente, o filme supostamente apresenta uma versão rasa, transformando Curupira em um monstro que ataca qualquer um que passe pela sua frente.
Não tenho grande conhecimento sobre folclore brasileiro e também não tive acesso ao filme que será lançado em 28 de outubro nos cinemas para determinar se o filme é ou não desrespeitoso com a mitologia oficial.
Aguardemos então seu lançamento e assim poderemos constatar se Curupira - O Demônio da Floresta é apenas um slasher (estilo de filme com diversas mortes com bastante sangue e violência) que se utiliza de forma errônea o nome de uma figura folclórica, ou realmente o filme teve o cuidado para se basear no mito comumente aceito.