Está em andamento a saga Noite de Trevas: Death Metal (2020) nos quadrinhos regulares (mensais) da DC Comics. Porém tanta coisa aconteceu antes, que quem simplesmente pegar essa saga para ler não vai entender como a situação chegou naquele momento.
Pensando nisso, montamos um resumo em duas partes com os principais eventos da história recente das sagas dos heróis DC que levaram até Noite de Trevas: Death Metal.
Na primeira parte, vamos falar de Flashpoint até DC Renascimento.
Antes de começarmos, precisamos esclarecer um conceito muito presente nos quadrinhos: o Multiverso. Nos quadrinhos da DC Comics é estabelecido que há várias realidades alternativas, os multiversos. Esses multiversos são classificados como "Terras". Sendo assim, o multiverso principal, aquele que é onde os quadrinhos regulares acontecem é chamado de Terra 0, ou Terra Prime. Os outros multiversos são classificados como Terra 1, Terra 2, e assim por diante.
Flashpoint - Ponto de Ignição (2011)
Além dos quadrinhos, Flashpoint ganhou um filme em animação em 2013. Porém, mesmo com algumas mudanças, tanto a HQ quanto o filme segue a mesma premissa.
Barry Allen, o Flash, volta no tempo para alterar o seu passado, evitando a morte de sua mãe quando ele era criança.
Ao voltar ao tempo presente, tudo está drasticamente mudado. Ele não tem mais seus poderes de velocidade, Temiscira com a Mulher Maravilha e Atlântida com Aquaman estão em guerra, Batman não é Bruce Wayne e Superman nunca foi criado em uma fazenda, ao invés disso viveu toda sua vida confinado em um laboratório do Governo.
Retomando seus poderes e enfrentando o Flash Reverso, Barry Allen consegue novamente voltar no tempo e corrigir a linha temporal.
Ao retornar ao tempo presente, as coisas se ajeitaram, mas muita coisa mudou também. Esse é o inicio do "reboot" Os Novos 52.
Os Novos 52 - The New 52 (2011)
Como consequência do Flashpoint, um novo universo regular se formou. Além de recontar a origem de diversos heróis, elementos dos quadrinhos da Vertigo (como o Constantine) e da WildStorm se mesclaram a esse universo.
Constantine |
Nesse novo reboot, muitas coisas estabelecidas antes foram modificas e alguns heróis e personagens simplesmente deixaram de existir ou deixaram de ter poderes. Um dos personagens que deixou de existir foi o Kid Flash (Wally West).
Nesse novo universo regular, várias sagas que ocorreram antes do Flashpoint, foram recontadas, como a introdução do Sindicato do Crime na saga Forever Evil. E algumas sagas simplesmente não existiram, como a Morte do Superman pelo Apocalipse.
Convergência - Convergence (2015)
Uma versão do Brainiac recolhe cidades de multiversos em seus momentos finais. Após colocar cidades de um multiverso contra cidades de outros multiversos, a saga termina deixando estabelecido que todos aqueles multiversos que até então foram descartados agora novamente existem como "Terras" do multiverso.
A única exceção é o universo antes dos Os Novos 52. Como consequência, o Superman original, com sua esposa Lois Lane e seu filho recém nascido são colocados na Terra 0 (universo regular das publicações mensais). Com isso é estabelecido que durante todo o inicio dos Os Novos 52, este Superman coexistiu vivendo no anonimato.
Superman pré Os Novos 52 |
DC Renascimento - DC Rebirth (2016)
A mudança mais drástica é na parte editorial, onde por exemplo as edições de Detective Comics e Action Comics começa a usar sua numeração histórica (#934 e #957, respectivamente). Já outros quadrinhos recomeçam novamente do número 1, já que essa é uma estratégia eficaz para trazer novos leitores para as edições lançadas regularmente (mensalmente/quinzenalmente).
Antecedendo DC Renascimento, temos a saga Os últimos dias do Superman (The Final Days of Superman) que conta a morte do Superman dos Os Novos 52 e a substituição dele pelo Superman pré Novos 52.
Para maiores detalhes sobre esse mudança, fizemos um vídeo explicativo.
Outra mudança que é apresentada de forma sutil, mas tem desdobramentos relevantes no futuro é a inclusão do universo de Watchmen aos multiversos da DC Comics. Os eventos que criaram Os Novos 52 dá pistas que não somente o Flashpoint foi a causa, mas também influencias do Dr. Manhattan.
Whatchmen |
E retomando os acontecimentos de Flashpoint, fica estabelecido que Kid Flash (Wally West) estava na "força de aceleração" enquanto o Flash (Barry Allen) fazia as mudança temporais. Com isso ele ficou preso e somente durante DC Renascimento ele consegue se libertar e chegar a Terra 1.
Wally West tenta interagir com seu amigos e familiares, mas os mesmos não reconhecem sua existência de imediato. Fica determinado que os heróis e amigos "se esqueceram" dele e somente aos poucos começam a se lembrar. Os filhos de Wally West não existem nesse universo e seu casamento é inexistente.
----------------------
Por enquanto é isso. Em breve iremos publicar a segunda parte que chega ao tão temido Batman que Ri e as revelações das influências de Dr. Manhattan no Universo DC.
Até breve.
Tags: